sábado, 25 de agosto de 2012

Lançamento de Guild Wars 2


A NCsoft revelou finalmente a data de lançamento do muito esperado Guild Wars 2.Guild Wars 2 estava sendo produzido a mais de 5 anos, e é certamente uma excelente notícia paraos fãs da série que têm esperado ansiosos nestes longos anos por essa sequencia. O jogo será lançado na Europa e EUA no dia 28 de agosto. Guild Wars 2 está sendo produzido pelo estúdio ArenaNet, e está em fase de beta, sendo que o último fim de semana programado para os participantes será o de 20 a 22 de julho.

O primeiro Guild Wars já era muito diferente dos MMORPG´s tradicionais, a novidade é que a Arena Net decidiu ir muito mais longe nesta segundo desafio, virando do avesso alguns dos conceitos sagrados deste género. As quests tradicionais foram completamente substituídas por eventos em tempo real e a trinity sagrada (tank, healer, dps) não existe, ou melhor, em Guild Wars 2 qualquer profissão permitirá a qualquer personagem ocupar uma das tarefas da trinity. Estes são apenas dois exemplos do enorme risco que o design de Guild Wars 2 assume, mas existem outras diferenças importantes que separam este jogo da estrutura convencional de um MMO.
A apresentação está excelente, e a criação de personagem é uma das melhores nas mais diversas opiniões. Está ótimo o estilo ilustrado da "cutscene" inicial e a estética variada nos ambientes, com alguns cenários deslumbrantes que parecem feitos à mão com muito cuidado e carinho. Apesar de ser um título de fantasia como a maioria dos mesmos games do genero, o traço e forma das criaturas e ambientes é bastante único. A versão beta está com muito detalhe e fidelidade, mas o jogo exige bem em termos de especificações do computador.
A criação de personagens é um dos pontos fortes do game porque leva o jogador a um vínculo sentimental com o personagem, definindo a raça e classe do persongagem o jogador tem a possibilidade de definir a história de sua criatura, onde responde a um questionário que vai definindo este background e tendo impacto direto no enredo do game. E o jogo apresentará uma breve história de acordo com suas escolhas.
O sistema de eventos dinâmicos é imediatamente percetível logo que começamos a aventura, e vem substituir as quests tradicionais disponíveis em npcs estáticos. Existem corações marcados no mapa por um sistema de busca, que representam basicamente algo ou alguém que necessita de ajuda. Existem sempre tarefas disponíveis pelo vasto mundo para conseguirmos ganhar o respeito do npc em questão, num estilo mais próximo do grind das quests tradicionais nos MMORPG´s. No entanto, a qualquer altura pode-se começar um evento em que qualquer jogador possa participar, recebendo mesmo uma notificação quando um evento decorre perto dele.
O que pareceu já bastante sólido foi o sistema de combate, é simples, mas ao mesmo tempo tem muita profundidade. O sistema de troca de armas permite modificar completamente o conjunto de habilidades disponíveis, adicionando um pouco de estratégia às lutas. E a ação é semi-ativa, ou seja, apesar de fixar um alvo como normalmente acontece nestes jogos, é possível nos desviarmos dos ataques adversários a qualquer altura, sem estar esperar um cooldown eterno.
Analisando pessoalmente, GW2 será um MMORPG bastante solicitado pelo seu público já cativo e por novos curiosos de todo o mundo.